segunda-feira, junho 29, 2009

Hugo Cabret. A invenção de um livro infantil incrível.


Dificil saber o que falar primeiro sobre este livro primoroso de Brian Selznick. A primeira coisa que eu pensei era se o autor era parente do famossérrimo produtor de cinema de Hollywood na década de 30 - David O. Selznick, que entre outros sucessos, produziu E o Vento Levou Enfim, não descobri se o parentesco existe ou não. Em vez disso, descobri um livro incrível que caiu nas minhas mãos - e nas das minhas filhas - por meio de uma indicação da Rosely Sayão colunista da Folha de São Paulo.

De qualquer forma, minhas suspeitas sobre o parentesco entre o autor e o produtor até cresceram depois de ver que o livro fala sobre cinema. Mas precisamente, sobre como tudo começou na telona, em uma história cheia de suspense que conta a história do cinegrafista Georges Méliés e sua produção mais conhecida: a "Viagem a Lua". Sim, aquele filme encantador em preto e branco, onde um foguete acerta em cheio o olho de uma lua que tem sim, olhos, nariz e boca.

O livro é belissimo, com ilustrações feitas a carvão pelo próprio autor. E como não poderia deixar de ser, o site também é imperdível. E vai muito além do livro.
Nesse você pode complementar a leitura das crianças mostrando, por exemplo, a foto do menino em que o autor/ilustrador se inspirou para desenhar o personagem principal. Passear pelas ruas de Paris que aparecem no livro e até assistir ao famoso filme Viagem a Lua. Enfim, é possível de certa forma, entender como foi o processo de criação desse livro maravilhoso. Não conto mais nada. Clique aqui e apaixone-se.

Nenhum comentário: