Mês passado, o portal Inter.Net publicou um texto que escrevi sobre a relação crianças e computadores. Aos amigos que já leram, desculpem a repetição. Mas achei que poderia ser bacana mostrar para quem acompanha esta página a minha opinião sobre o assunto. Boa leitura:
"Há algum tempo percebi que para as crianças o computador virou
uma espécie de extensão da TV. É mais ou menos assim: elas assistem ao Show do Barney no Discovery kids e logo querem brincar com o Barney no
computador. Vêem o Laboratório de Dexter no Cartoon Network e em seguida, perguntam se podem ir no joguinho do personagem. Isso é ruim? Nem um pouco. Num primeiro olhar, pode parecer apenas um complemento da diversão. Mas prefiro ver como um complemento da educação.
Diferente da condição de espectador passivo que a TV nos coloca, no computador é preciso pensar. Usar o mouse para conduzir o Dexter por um labirinto ou montar um quebra-cabeças com o Barney pode ser algo desafiador para uma criança que muitas vezes ainda nem se alfabetizou. E não é legal ver como ela fica orgulhosa em mostrar para a gente como fez tudo direitinho ou como já aprendeu rápido a digitar seu nome para entrar em algum game?
Resumindo: no computador, de uma forma ou de outra a criança está "fazendo" alguma coisa. E isso tem sempre algo de positivo. Mais: quando está na frente da TV,nenhuma criança vai chamar os pais para ajudá-la a se divertir. No computador, uma hora ou outra você acaba sentando junto. E o melhor, brincando junto. Na web existem dezenas de sites com os personagens dos desenhos. Mas os que têm os joguinhos on-line mais interessantes são o da PBSKids ( Barney, Clifford, Zoboomafoo e outros do time do Discovery Kids) e o do CartoonNetwork. Vale a pena visitar. "
PBS KIDS
Cartoon Network
Nenhum comentário:
Postar um comentário