Um dia fui criança o bastante para pensar que podia contar todas as estrelas do céu. Fui criança o bastante para acreditar que apontando para alguma delas surgiria uma verruga enorme na ponta do meu dedo. Hoje ainda sou criança o bastante para continuar fazendo pedidos às estrelas cadentes. Para mim, observar um céu realmente estrelado sempre foi um programão.
Claro, que não é a mesma coisa, mas dá para ver um pedacinho desse céu e aprender um pouco de astronomia na web. Existem muitos sites sobre o assunto, feitos especialmente para crianças. Aqui no Brasil, descobri o Planetinha
e o Astronominha.
Didáticos, mas com fotos legais, estes links só decepcionam na parte dos efeitos especiais: as crianças descobrem que o homem já foi à lua e você descobre que alguns sites ainda não foram apresentados ao programa Flash. De qualquer forma, se a idéia é apenas mostrar aos pequenos nosso sistema solar, eles funcionam bem.
Um site mais elaborado sobre o assunto é o Space kids.
Dinâmico e bem feito, lá dá para fazer um Virtual Space Tour, assistir filminhos com os melhores momentos da conquista espacial e se divertir com vários games. Mas para aproveitar bem mesmo, você ou o seu filho já têm que ter um inglês avançado.
Game lindo é esse da menina que quer alcançar as estrelas. É noite, ela está numa praia e as estrelinhas refletem na água. Para encher o bolso de estrelas, clique na menininha, escolha em que altura ela precisa pular para pegar a estrelas mais próximas. Quem pula, na verdade, é a sombra dela. Estrelas cadentes valem pontos extras. Engraçado é que esse jogo tem uma música de piano tão suave que chega a ser sonífera. Bom para encerrar as brincadeiras do dia.
Pocketful of stars
Nenhum comentário:
Postar um comentário